Dr. Rodrigo Yunes

Tipos de Escoliose: quais são?

A Escoliose é uma condição médica que envolve uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode se manifestar de diversas maneiras diferentes. Existem vários tipos de Escoliose, categorizados principalmente com base na sua causa, idade de início e gravidade. Os principais são:

Escoliose Idiopática

A Escoliose Idiopática é o tipo mais comum e representa cerca de 80% dos casos. “Idiopática” significa que a causa da condição é desconhecida. Ela pode se desenvolver em crianças, adolescentes (Escoliose Idiopática do adolescente) ou adultos (Escoliose Idiopática do adulto).

Escoliose Degenerativa

A Escoliose Degenerativa é mais comum em adultos mais velhos e geralmente está relacionada ao desgaste das articulações da coluna vertebral (Artrose). À medida que as articulações degeneram, a coluna vertebral pode começar a curvar-se de forma anormal. A sintomatologia e a curvatura são diferentes da escoliose idiopática, sendo mais um processo de desgaste crônico e não apresentam curvaturas tão grandes quanto as idiopáticas, além de serem restritas á coluna lombar.

Escoliose Neuromuscular

Este tipo de Escoliose é causado por problemas neuromusculares, como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida ou lesões na medula espinhal. A fraqueza muscular resultante pode levar à deformidade na coluna vertebral.

Escoliose Congênita

A Escoliose Congênita ocorre quando a coluna vertebral se desenvolve de forma anormal no útero. Isso é geralmente devido a um problema durante a formação fetal. Essa condição é rara e geralmente é diagnosticada em crianças.

Escoliose Funcional

A Escoliose Funcional ocorre quando há uma curvatura temporária na coluna devido a fatores como má postura, diferença no comprimento das pernas ou músculos desequilibrados. Geralmente, essa curvatura pode ser corrigida com ajustes posturais ou tratamentos fisioterapêuticos. Está relacionada com contraturas musculares e aparece em casos de compressões discais ou distensões musculares. É também conhecida como escoliose não estruturada.

Precisa consultar um especialista em Escoliose? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Escoliose