Dr. Rodrigo Yunes

Como saber o grau da Escoliose?

Determinar o grau da Escoliose envolve avaliação médica. O grau da Escoliose é medido por meio de exames de imagem, principalmente radiografias da coluna vertebral. O método mais comum para medir o grau de Escoliose é utilizando a escala de Cobb.

As etapas típicas para determinar o grau de Escoliose são:

O médico solicitará radiografias da coluna vertebral para avaliar a curvatura da Escoliose. As radiografias são tiradas de frente e de lado para fornecer uma visão tridimensional da coluna.

Ângulos de referência

O médico identificará pontos específicos nas radiografias, geralmente nas vértebras mais inclinadas na curva.

Ângulo de Cobb

O ângulo de Cobb é a medida mais comum para quantificar a gravidade da Escoliose. Ele é determinado desenhando linhas perpendiculares às bordas superiores e inferiores das vértebras mais inclinadas na curva. O ângulo formado por essas linhas é medido.

Classificação da Escoliose

A Escoliose é frequentemente classificada em relação ao ângulo de Cobb:

  • Leve: Menos de 20 graus.
  • Moderada: Entre 20 e 40 graus.
  • Severa: Mais de 40 graus.

É importante ressaltar que o grau da Escoliose não é o único fator considerado no plano de tratamento. A idade do paciente, a progressão da curva, a presença de dor e outros fatores são levados em consideração para determinar o curso de ação mais apropriado.

A interpretação dos resultados e a determinação do tratamento adequado são tarefas que devem ser realizadas por um médico, de preferência especialista em Escoliose. 

Precisa consultar um especialista em Escoliose? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Escoliose